domingo, 25 de setembro de 2011

Satélite desativado cai na Terra, mas Nasa não sabe especificar onde


 
                               

As previsões da Agência Espacial Americana estavam certas. Um satélite desativado caiu na Terra durante a madrugada deste sábado (24). Mas, até agora, nem a Nasa sabe onde.
Não foi à toa que muita gente passou a noite olhando para o céu. O satélite de pesquisas desativado tem o tamanho de um ônibus. Pesa seis toneladas. Várias partes dele caíram esta madrugada na Terra.
Um fotógrafo amador capturou uma cena de algo caindo do céu em chamas. Pode ser um pedaço do satélite, e também pode ser outra coisa. Por enquanto ninguém sabe ao certo onde os pedaços foram parar.
O satélite teria entrado na atmosfera entre 0h23 minutos e 2h09 minutos da madrugada desta sexta, horário de Brasília. Ele teria passado pela costa da África, pelos oceanos Índico e Pacífico, cruzado o Canadá e o Oceano Atlântico.
Como boa parte do planeta é coberta por água ou tem territórios desabitados, o risco de o satélite cair na cabeça de alguém era remoto. Os cientistas da Nasa afirmam que muitos dos destroços devem ter se queimado no momento do contato com a atmosfera terrestre, e os pedaços maiores, para o alívio de todos nós, devem ter caído mesmo no meio do oceano.
 
Fonte: Jn

sábado, 24 de setembro de 2011

Sonhando Arte se Reunem


 

 Após o sucesso da estréia do espetáculo teatral ‘A Trajetória da Bruxa Samantha” o grupo de teatro Sonhando Arte se reuniu na última quinta-feira (22) para avaliar o espetáculo ,na casa de Cultura Popular Vapor das Artes.
  Na  oportunidade o grupo traçou novos projetos e também  responderam á um  questionário onde divididos em grupos apresentaram suas opiniões á respeito do teatro e da oficina ministrada por Célia Lima.Finalizando com apresentações de dramatização apartir do questionários respondidos.

O Grupo apresentará na semana da criança (uma aventura com a turma do Sítio do Pica Pau Amarelo) e na festa da padroeira na noite da educação e crianças(A  Trajetória da Bruxa Samantha).
Por:  Célia Lima

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Dilma Rousseff reafirma que o Brasil está preparado para enfrentar a crise mundial

Em Nova York, onde discursou novamente na organização das Nações Unidas, a presidente Dilma Rousseff declarou que o governo brasileiro está tomando providências cabíveis para lidar com a crise econômica internacional.
O dia da presidente Dilma Rousseff começou com mais uma reunião nas Nações Unidas. Ela defendeu a eliminação completa das armas nucleares e reafirmou o compromisso do Brasil com o uso pacífico e seguro da energia nuclear. "O Brasil deixou claro que um mundo no qual as armas nucleares são aceitas será sempre um mundo inseguro", disse Dilma.
Depois, numa entrevista coletiva, Dilma Rousseff avaliou a reação dos mercados à preocupação com um calote da Grécia. Para ela, a crise parece ser generalizada e permanente.
Dilma disse que está em contato direto com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e com o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. "Tanto o ministro Tombini, repito, quanto o ministro Mantega estão tomando providências cabíveis, mas nós não estamos tomando ainda nenhuma medida inusual".
Um efeito da alta do dólar a longo prazo seria pressão sobre a inflação. Dilma Rousseff disse que está acompanhando a economia diariamente, com um olho na inflação, outro no desenvolvimento - e afirmou que está tranquila.
Segundo ela, o Brasil está em uma situação diferente da de outros países. "Nós temos nossas contas públicas em ordem, nós temos e somos um dos países com a mais elevada acumulação de reservas e também temos recurso, toda a regulação dos bancos brasileiros que é muito sólida. Nós temos bancos saudáveis", afirmou.
Dilma disse que o Brasil quer participar dos esforços para que a situação econômica mundial não provoque mais recessão. Mas afirmou que o problema da Grécia não se limita à falta de recursos. Dilma cobrou uma solução política para a crise. E disse que não usará reservas brasileiras para socorrer a Grécia.
“O governo brasileiro não acha que nós iremos e que nós solucionaremos o problema europeu, por exemplo, colocando dinheiro das nossas reservas no fundo de estabilização, porque não é esse o problema. Nós faremos qualquer medida que o mundo reparta entre si, desde que fique claro qual o caminho que querem adotar", disse Dilma.
A presidente voltou a cobrar dos países que tenham responsabilidade com a condução de suas políticas monetárias.
“Mesmo a gente considerando importante, entendendo porque é importante para alguns países expandirem sua política monetária e colocarem seus juros a zero, este fato ele cria uma competitividade para as economias destes países que expandiram suas moedas e colocaram seus juros a zero indevida”, afirmou Dilma.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

CONCURSO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO

No mês de novembro, o Governo do Estado vai realizar concurso público para 3.500 vagas de professores da rede de ensino em todo o Rio Grande do Norte. O edital deve ser publicado também no mês de outubro e o processo seletivo deve ser realizado até o dia 20 de novembro. Os prazos foram acordados em audiência com o juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública, Cícero Martins de Macedo Filho, e com a promotora de justiça, Carla Campos Amico.
A expectativa é muito grande em relação ao concurso. Existem muitos professores substitutos na rede estadual de ensino. Segundo o acordo formulado, os aprovados no certame deverão ser nomeados até o início do ano letivo de 2012. Serão ofertadas 2.900 vagas para professores e 600 para pedagogos.

"Com a realização do concurso, o Governo está atendendo a uma antiga reivindicação da categoria e agindo para cobrir o déficit de professores em sala de aula nas escolas estaduais. Estamos também, com isso, dando mais qualidade ao ensino em nossas escolas", afirma a secretária de Estado da Educação, Betânia Ramalho.
 

Janduís pela Wikipédia, a enciclopédia livre.



 

Ficheiro:Igreja Santa Teresinha Janduis.jpg

Janduís é um município do estado brasileiro do Rio Grande do Norte, localizado no Oeste Potiguar mais precisamente na região do Médio Oeste. A cidade desenvolveu-se no território de uma antiga tribo indígena que tem o nome homônimo da cidade. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2008 sua população era estimada em 5.569 habitantes em uma área territorial de 305 km². Distante 286 quilômetros de sua capital, Natal.
Inicialmente habitado pelos índios Janduís, a povoação atual teve início no final do século XIX, com a expansão das fazendas de algodão ao longo da região, com principal destaque ao fundador do município Canuto Gurgel do Amaral. De acordo com o IDEMA, o solo da região é do tipo cambissolo eutrófico. O solo tem aptidão para lavoura, sendo apto para culturas especiais de ciclo longo (algodão arbóreo, feijão, caju e coco). Uma pequena área com aptidão regular para pastagem natural e proteção ambiental.
A cidade possui uma agenda cultural variada, destacando-se os festejos de Santa Teresinha que acontecem durante o final do mês de outubro, a comemoração da semana santa que é considerada uma das maiores do estado, emancipação política, vaquejadas, Movimento Escambo de Teatro Popular, entre outros eventos que atraem turistas de todos os lugares. Graças aos tradicionais grupos de teatro Janduís tornou-se conhecida nacionalmente como "Estrela do Sertão", em homenagem aos grupos de artistas. A cidade é cercada por serras, como a Serra do Pico e Serrote da Nega, que são exploradas turisticamente por jovens e visitantes que costumam acampar no topo das serras.

Cultura nacional - Riquezas culturais

Artesã do Núcleo Recreio, da Cooperafis - Cooperativa Regional de Artesãs Fibras do Sertão (BA)
O Brasil fascina por sua miscigenação de raízes indígenas, europeias, asiáticas e africanas, e suas várias facetas refletidas na cultura nacional. Culinária, música, artesanato, arquitetura, produções artísticas e festas populares ultrapassam as fronteiras do território nacional. O país conta com 17 bens culturais e naturais tombados pelo Patrimônio Mundial da Unesco e uma das maravilhas do mundo contemporâneo, o Cristo Redentor.
O Brasil é o país da tolerância étnica, cultural, religiosa e social. O grande número de etnias, em vez de hostilidade, encontra no Brasil um ambiente de respeito e tolerância às diferenças e à troca de experiências. Essa matriz gera um ambiente social no qual o povo absorve o pluralismo, o respeito às diferenças e a troca de experiências. Tal convivência pacífica resulta em manifestações culturais versáteis e cheias de originalidade. A diversidade também dá o tom no rico acervo arquitetônico, desde o colonial barroco até o modernismo da capital federal, Brasília.
A imigração no Brasil foi de extrema importância para a formação da cultura nacional. Características dos quatro cantos do mundo foram incorporadas ao longo dos cinco séculos desde a chegada dos portugueses, em 1500. Além das contribuições de índios, negros e portugueses, a expressiva vinda de imigrantes de todas as partes da Europa, do Oriente Médio e da Ásia influenciou a formação do povo brasileiro. A imigração de países vizinhos, como Argentina, Uruguai, Chile e Bolívia, também contribuiu para a diversificação de costumes, hábitos e crenças, mas com um idioma comum.
Apesar de sua extensão territorial, fala-se o mesmo idioma em todas as regiões brasileiras. O português é a quinta língua mais falada, e a terceira entre as ocidentais, após o inglês e o espanhol. A Constituição Brasileira assegura o pleno exercício dos direitos culturais e define que o estado deve apoiar, incentivar e valorizar suas manifestações, além de proteger as culturas indígenas, afro-brasileiras e de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.

Brasil.gov.br

Governo amplia benefício do programa Bolsa Família


O governo anunciou a ampliação do programa Bolsa Família. Agora, o benefício será pago a até cinco filhos por família.
Antes, o pagamento de R$ 32 era, no máximo, para três filhos. Mais 1,2 milhão de crianças e adolescentes de até 15 anos serão beneficiadas. A mudança vai custar R$ 758 milhões por ano.
Outra novidade é que o cidadão que se desligar do programa, mas tiver queda de renda e precisar novamente do benefício, poderá voltar a receber. Para isso, bastará ir à prefeitura e atualizar o cadastro.

Fonte: Jn

Professora é agredida após pedir para aluno desligar celular em SP

Uma professora foi parar no hospital em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, após ser chutada por um aluno da 7ª série do ensino fundamental da Escola Estadual Euryclides de Jesus Zerbini nesta segunda-feira (19). Ela havia pedido para o estudante desligar o celular. Após a agressão, a professora caiu e bateu a cabeça.
O celular do aluno já havia tocado quatro vezes quando a professora de 54 anos pediu que ele desligasse o aparelho. Como resposta, o adolescente de 14 anos a chutou. Na queda, ela teve lesões na cabeça e ferimentos em um dos joelhos. Ela foi levada para um hospital, onde foi medicada e liberada.
O caso foi registrado pela polícia como ato infracional, por envolver um adolescente. O Ministério Público vai pedir que o jovem compareça com um responsável em juízo para ser ouvido. A professora também prestará depoimento.
Apenas depois disso será decidido se o jovem irá cumprir uma medida socioeducativa ou será encaminhado para a Fundação Casa. A Secretaria de Estado da Educação disse que a escola prestou todo o atendimento necessário à professora. O aluno foi suspenso por três dias e receberá acompanhamento pedagógico.

Fonte: G1

Brasil proíbe entrada de carne do Paraguai após foco de febre aftosa



A descoberta de um foco de febre aftosa no rebanho de uma cidade paraguaia levou o governo brasileiro a proibir a entrada de carne do país vizinho.
Homens do Exército que participavam de operações de combate ao crime em Mato Grosso do Sul ganharam nesta terça-feira (20) uma nova missão na fronteira com o Paraguai: impedir a entrada de carne e de gado vivo que vierem do país vizinho.
Em Foz do Iguaçu, no Paraná, um caminhão carregado com 24 toneladas de carne foi barrado pelos fiscais. O motivo é o risco de contaminação pela febre aftosa. Exames feitos em 13 animais deram positivo para a doença no distrito de Nueva Germania, a 400 quilômetros da fronteira com o Brasil. Por precaução, 800 animais serão abatidos.
O anúncio de um foco de febre aftosa no Paraguai preocupa especialmente pecuaristas brasileiros que têm criação na área de fronteira. Alguns já pensam em adotar medidas nas propriedades para proteger o rebanho.
“A gente vai intensificar a parte de desinfecção de entrada de caminhões, carros. Pessoas estranhas também se deve evitar para se ter uma segurança maior”, comentou o pecuarista Ivanir Martelli.
Há seis anos, o Paraná não registra casos de febre aftosa. “Nós não podemos reviver aquele processo de 2005 que causou sérios problemas para a agropecuária paranaense. Estamos trabalhando para que isso realmente não aconteça”, afirmou Marco Antônio Teixeira, da Secretaria de Agricultura do Paraná.

Fonte: JN

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

As Principais Causas do Estresse

       1. Baixa Resistência à Frustração
Característica do indivíduo que se aborrece facilmente.
2. Ameaças Constantes
Pessoas que se sentem intimidadas, gerando atitudes de recuo, de afastamento.
3. Competitividade
Pretender uma coisa simultaneamente  com outra pessoa.
4. Falta de Tempo para Si Mesmo
Trata-se do indivíduo que não consegue se organizar, se programar, para que o seu tempo seja bem administrado.
5. Ansiedade Constante
Quando o indivíduo apresenta um comportamento aflitivo ligado a uma sensação constante de perigo.
6. Baixa Auto-Estima
Pessoas que não se gostam, não se valorizam.

Programa Público Paternidade Responsável foi lançado nesta terça-feira (13)

Em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (13), no Auditório da Governadoria, a governadora Rosalba Ciarlini lançou o Programa Público Paternidade Responsável que tem o objetivo de incentivar e promover a busca pelo reconhecimento de paternidade, principalmente em relação a crianças e adolescentes da rede pública estadual de ensino.

O Programa Público Paternidade Responsável foi criado através da Lei Estadual 9.535, que foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa e publicada no Diário Oficial do Estado no dia 8 de setembro. O Projeto de Lei foi enviado pelo Governo do Estado à AL em junho deste ano.

O programa será coordenado pela Defensoria Pública do Estado (DPE), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) e com a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas).  "O programa visa estimular o reconhecimento voluntário da paternidade no RN de crianças e adolescentes. A gente pretende fazer um trabalho junto às escolas da rede pública estadual de conscientização das mães e dos supostos pais para que, caso eles tenham dúvidas em relação à paternidade, possam realizar o exame extrajudicial e, assim, reconhecer voluntariamente a paternidade dessas crianças, desses adolescentes", explicou a defensora Pública Estadual, Cláudia Queiroz.

"Na Sethas, nós estamos trabalhando em função da decisão judicial para a realização do exame de DNA. Temos recursos suficientes para cobrir todas as decisões judiciais deste ano", disse o titular da Sethas, Luiz Eduardo Carneiro. Segundo o secretário, está assegurado até o final de 2011 recursos para a realização de 600 exames de DNA.

A Governadora comemorou o lançamento do programa por se tratar de uma questão de cidadania. "Nós temos 27 mil jovens, crianças e adolescentes que estão nas escolas públicas do estado que não têm o reconhecimento da paternidade", disse ela, se referindo aos números coletados pelo último Censo Escolar, realizado em 2009. "Sabemos que algumas questões precisam ir para justiça porque há casos em eu uma das partes não quer reconhecer. Mas a grande maioria que quer o reconhecimento fica sem ter o seu direito garantido em função de não ter tido essa oportunidade. Acho que esse programa é justo. É algo realmente para fazer justiça social e proteger a nossa infância e a nossa adolescência", concluiu a Governadora

A realização do Programa Público Paternidade Responsável compreende algumas medidas, tais como: promoção de palestras por Defensores Públicos do Estado em estabelecimentos de ensino da rede pública estadual, para conscientizar alunos, pais e responsáveis sobre a importância do reconhecimento do estado de filiação, bem como acerca da atuação da DPE no sentido de viabilizar o exercício de tal direito; prestação de serviço de assistência social pela SETHAS em benefício de crianças e adolescentes atendidos pelo Programa Público Paternidade Responsável; e financiamento de exames de Ácido Desoxirribonucléico (ou DNA, em inglês: deoxyribonucleic acid), solicitados em procedimentos extrajudiciais de investigação de paternidade instaurados no âmbito da DPE.

Também participaram da solenidade a deputada estadual Gesane Marinho; a desembargadora Maria Zeneide Bezerra, representando o Tribunal de Justiça do RN; o professor João Maria Mendonça, representando a SEEC; Juízes; Promotores de Justiça, Defensores Públicos e assistentes sociais.

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio mostrou o abismo que separa o desempenho de alunos das escolas públicas e os das particulares



O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio mostrou o abismo que separa o desempenho de alunos das escolas públicas e os das particulares. O Enem também revelou avanços nas notas médias dos estudantes.
Uma escola tradicional do Rio de Janeiro foi a mais bem colocada no Enem.
O colégio São Bento é mantido por monges beneditinos e só aceita meninos que estudam em horário integral e pagam cerca de R$ 2 mil de mensalidade.
São do Rio, 9 das 20 escolas com melhor pontuação. São Paulo tem duas. Todas elas são particulares.
Um dos estados mais pobres do país, o Piauí, tem 5 escolas entre as 100 melhores. O Instituto Dom Barreto, de Teresina, tirou a segunda maior nota no Enem.
Nas duas melhores no Enem quase todos os alunos fizeram o exame. A participação é tão importante que o Ministério da Educação esse ano dividiu as escolas em quatro categorias, de acordo com a porcentagem de alunos que fizeram as provas.
A educação é um dos instrumentos mais poderosos para diminuir as desigualdades sociais, e o Enem mostra que o Brasil ainda precisa avançar muito. Das cem escolas com as melhores notas, a maioria é particular, apenas 13 são públicas e daquelas bem exigentes, ligadas ao ensino técnico e universidades.
O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais é um exemplo. A melhor escola pública do país ficou em 8º no Enem. Tem vestibulinho, professores contratados em regime de dedicação exclusiva, que atendem fora do horário de aula.
“Não há escola boa sem professor que seja estimulado, bem preparado, bem formado e claro outras condições de escola. Uma das condições é ter mais tempo. Escolas de período integral, que têm laboratório, que têm outras oportunidades para o aluno, claro que vão melhor. E assim está sendo revelado pelo Enem”, aponta o sociólogo Cesar Callegari.
Os especialistas destacam o que consideram a boa notícia do Enem: a nota média dos alunos passou de 501 para 511 pontos no exame deste ano.
“Apesar da melhora, nós ainda temos desafios enormes pela frente. Nós melhoramos, mas ainda temos que melhorar muito”, garante Antonio Carlos Ronca, presidente do Conselho Nacional de Educação.
Prova disso é que 80% das escolas públicas tiveram nota abaixo da média do Enem. Nesta segunda-feira (12), o ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu a idéia de tornar o Enem obrigatório para todas as escolas.
“Educação tem sempre que evoluir e, portanto, nós temos que fixar metas de qualidade para que essa evolução seja perseguida por cada escola pública ou particular desse país”, aponta o ministro.

Fonte: JN

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Boas Maneiras!

 


















quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A Tragetoria da Bruxa Samanta

    O grupo de teatro do PDA Carnaúba Sonhando Arte apresentou hoje na amostra de Arte, Cultura Popular e Folclore do PDA  o espetáculo teatral " A tragetora da bruxa Samanta" que alegrou e divertiu a plateia. A todos o nosso muito obrigado! Depois mostraremos as fotos do espetaculo.

Por Mikaelly Alencar

Blog do Sonhando Arte

O grupo de teatro do PDA Carnaúba Sonhando Arte possui um blog. Para informar nossas notícias, opiniões, e espetaculos. Confiram!

http://grupodeteatrosonhandoarte.blogspot.com/

Arte

   “ Não existe meio mais seguro para fugir do mundo do que a arte, e não há forma mais segura de se unir a ele do que a arte”.
Johann Goethe