sábado, 30 de junho de 2012

IBGE: expectativa de vida dos brasileiros aumenta para 73 anos

O IBGE divulgou nesta sexta-feira (29) novos dados do Censo de 2010.
Começando pela expectativa de vida dos brasileiros, que aumentou para 73 anos, são 25 anos a mais do que na década de 60. O número médio de filhos por mulher caiu de seis para menos de dois e mais da metade da população do país se declarou da cor parda ou preta. E aí cabe um esclarecimento sobre essa expressão. É que toda pesquisa do IBGE usa o termo preto e não negro.

Fonte: G1

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Padre Pedro Neefs!

Eis a lição do nosso grande e querido Pedro Neefs...


"Toda religião que ensina o amor e o perdão é boa." 
(Pe. Pedro Neefs)

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Leitura...

   
Toda escola particular ou pública, deve fornecer uma educação de qualidade incentivando a leitura, pois dessa forma a população se torna mais informada e crítica.
Tenha o hábito de ler, com a leitura criamos um mundo de conhecimentos, imformações e aventuras que podemos usar ao longo da nossa vida. O conhecimento é algo que jamais pode ser sanado do ser humano, e a leitura nos proporciona apreciar esse momento inesquecível, amplo e diversificado!

Mikaelly Alencar

Mini história da educação no Brasil


O video acima, é um meio de reflexão sobre o nível da educação do nosso país para alunos, professores equipe pedagógica. Vale a pena assistir!

Como anda a educação do Brasil? 

Aumento de carga horária nas escolas

O Ministério da Educação (MEC) preparou uma proposta direcionada ao Congresso Nacional com o objetivo de aumentar a jornada escolar. A meta é, em cinco anos, ampliar a duração da carga diária de aulas de quatro para cinco horas; em 10 anos, para seis, e em 15 anos, para sete. Paralelamente, o Plano Nacional de Educação propõe que 50% das instituições públicas de Educação Básica ampliem sua jornada até 2020.

Diante dessa demanda, se o projeto não for cuidadosamente planejado, pode haver risco de as crianças receberem um atendimento meramente assistencialista, fora do projeto pedagógico da escola e, às vezes, fornecido por quem não possui formação para lecionar. Além disso, há também as questões de aproveitamento do espaço e do tempo disponíveis.

O trabalho docente requer formação e qualificação na área de Educação, não deve ser exercido por profissionais de outras áreas ou por pessoas envolvidas em projetos de apoio à escola. Isso desqualifica os processos educacionais e a profissão de professor.

Consequência da proposta do MEC é a inserção de novas atividades educacionais nesse tempo extra. Portanto, pode ser necessária a contratação de profissionais não docentes. É imprescindível a integração constante entre estes, os professores e os demais membros da equipe pedagógica, de forma a garantir o desenvolvimento dos temas geradores, a continuidade do trabalho pedagógico e o alcance de seus objetivos.

Além disso, é importante reorganizar e reestruturar o espaço e o tempo, contemplando as atividades tradicionais e as que serão introduzidas no currículo.

O projeto poderá trazer muitos benefícios, pois, ao aumentar a permanência na escola, trará mais atividades que contribuirão para o enriquecimento da formação desses estudantes.
 
Fonte: Blog da professorinha.

Dia da Música

Hoje comemoramos o Dia da Música!

A música é uma forma de arte que se constitui em combinar sons para formar diferentes melodias, e quem trabalha para que essa forma de arte ganhe vida, são os músicos. Para que uma música ganhe ritmo e melodia, os músicos utilizam os instrumentos musicais.


Já reparou como a música marca nossas vidas? Há a música da formatura, do casamento, do casal de namorados, aquela que os filhos mais gostam e as que dançamos nas comemorações na escola!

terça-feira, 19 de junho de 2012

Grupo de cientistas não vê motivo de alarme para mudanças climáticas

Em meio às discussões sobre o perigo do aquecimento global e a responsabilidade do homem nas mudanças climáticas, um grupo de cientistas respeitados defende uma posição diferente da maioria.
Que a temperatura do nosso planeta está aumentando, todos concordam, mas quais seriam as consequências do aquecimento global ? E quem é o grande vilão?
O relatório da ONU, divulgado em 2007, que se tornou referência da comunidade científica diz que o homem é o principal culpado pelo aquecimento global. Mas um grupo de pesquisadores respeitados discorda dessa conclusão e afirma que não há motivo para alarme.
O professor de meteorologia Richard Lindzen, do MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, disse em uma entrevista pela internet que as mudanças climáticas fazem parte da história da Terra:
"O homem tem pouca influência sobre isso e não há muito o que fazer para mudar o que está acontecendo”.
O físico da universidade de Princeton, William Happer, concorda e afirma que o aumento da emissão de gás carbônico na atmosfera pode até aumentar a produtividade da agricultura.
'' A ideia de que haverá uma catástrofe não faz sentido. Acho que no futuro nossos netos vão até agradecer por esse aumento”, brinca.
As previsões pessimistas marcaram a carreira do cientista James Lovelock. Considerado o guru do movimento ambientalista, ele chegou a afirmar que seria muito tarde para salvar a Terra. Agora, Lovelock admite: a mudança climática não é tão rápida nem catastrófica como imaginava.
O professor do departamento de Geografia da USP, José Bueno Conti, está entre os 18 cientistas brasileiros que em maio assinaram uma carta aberta à presidente Dilma Roussef.
No documento, criticavam o alarmismo do movimento ambientalista. Para Conti, o homem interfere sim no clima, mas somente em escala local, principalmente nas zonas urbanas:
'' As mudanças do clima na escala global são determinadas por fatores de muito maior escala, por exemplo astrofísicos, geológicos e especialmente a radiação solar, essa é que é a principal causa das alterações climáticas do planeta na escala maior”.

Fonte: G1

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Dia do Químico

A química faz parte da nossa vida há milhões de anos. Ramo da ciência que estuda as alterações e transformações sofridas pela matéria, incluindo solo, água, ar, poluentes, minerais e metais, bem como sua composição e propriedades. Desde a pré-história, o homem já acumulava conhecimentos práticos de química.

E quem está por trás desta ciência é o químico, realizando ensaios, experimentos, estudos e pesquisas para investigar as reações das substâncias.
O padeiro é um alquimista quando assa o pão, o viticultor quando prepara o vinho, o tecelão quando faz o tecido, portanto, seja quem for o responsável por tornar útil e levar ao ponto de ser usado pelo homem tudo o que cresce na natureza, é um Alquimista.

sábado, 16 de junho de 2012




178954_445585638793016_843149936_n

Hoje (16) é dia de vacinação contra a paralisia infantil. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser levadas a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência, para serem imunizadas contra o vírus que causa a paralisia infantil.

MINISTRO GARIBALDI ALVES INAUGURA AGÊNCIA DO INSS EM CARAÚBAS/RN

Na noite de desta sexta (15), o Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho (PMDB), entregou mais uma agência da Previdência Social (APS) em Caraúbas/RN.

A Agência do INSS entregue atenderá a população de Caraúbas/RN e Campo Grande/RN, como também de outros municípios da região que não queiram se deslocar até a cidade de Mossoró/RN, para resolver suas questões com o seguro social.

O evento além de contar com a participação de centenas de populares, também teve uma grande participação de lideranças políticas de vários municípios da região como também do deputado estadual Walter Alves (PMDB) e dos prefeitos Alcivan Viana (PMDB), de Caraúbas, e Bibi de Nenca (PMDB), de Campo Grande.
Grande quantidade de autoridades prestigiam a solenidade.

Cemtenas de pessoas prestigiaram o evento.

De acordo com o Ministro Garibaldi Alves (PMDB), a agência que custou ao governo federal R$ 755,8 mil terá uma capacidade de atender 1,2 mil pessoas e 396 perícias médicas, mensalmente.

Ao final da inauguração o Pe. Francisco Das Chagas e os pastores Givanildo Leite e Djair Alves realizaram a benção do prédio, como também foi apresentada sua placa de inauguração.
Padre Francisco e pastores Djair Alves e Givanildo Leite concederam a benção ao prédio.

Por LEYSSON CARLOS
 
Fonte: Blog do Enock Douglas

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Visita Pastoral!

Nesses dias 11 e 12 de Junho, o nosso Bispo Dom Mariano Manzana esteve evangelizando em nossa Janduís, através da visita Pastoral a paróquia de Santana, em Campo Grande que ocorre de 03 a 17 de Junho. Segunda-feira (11), aconteceu a recepção ao Bispo Dom Mariano no posto Santa Terezinha e em seguida em caminhada até a Igreja de Santa Terezinha acompanhados pela Filarmônica 12 de Junho, o cerimonial de recepção ao Bispo foi feito por mim (Mikaelly Alencar), para a comunidade janduiense foi um enorme prazer em recebe-lo e poder contribuir na Visita a pastoral.  

Bispo Dom Mariano Manzana

Eu, fazendo o cerimonial!

terça-feira, 12 de junho de 2012

Janduís 50 anos!

       Parabéns Janduís pelos 50 anos de História!



terça-feira, 5 de junho de 2012

Cidades com Situação de Emergência decretada devem voltar atenção somente para a seca

"A estiagem na área rural dos municípios do RN é caracterizada como gradual e de evolução crônica, de nível III, de grande porte e grande intensidade, onde os danos causados são importantes e os prejuízos vultosos, contribuindo para intensificar a estagnação econômica e o nível de pobreza do semiárido norte-rio-grandense e, consequentemente, os desequilíbrios entre as regiões".
Esta é definição que traz o Decreto Estadual nº 22.637, em uma leitura do panorama atual do Estado do Rio Grande do Norte. Hoje, o Estado possui 139 municípios em situação de emergência. No entanto, alguns destes municípios, mesmo em situação crítica, vêm empregando verbas públicas na contratação de bandas e realização de festas em geral.
Na intenção de prevenir que a situação nestes municípios se agrave e para garantir que o máximo dos recursos públicos seja destinado prioritariamente à minimização dos efeitos da estiagem, o Ministério Público do RN, o Ministério Público Federal, o Ministério Público Eleitoral e o Ministério Público Junto ao Tribunal de Contas expediram ontem, 1° de junho, uma Recomendação Conjunta para que os prefeitos desses municípios se abstenham de "realizar despesas com eventos festivos, incluindo a contratação de artistas, serviços de 'buffet' e montagens de estruturas para eventos".
No documento, as quatro instituições destacam outra preocupação: "a prática e a experiência demonstram que a realização de festas e eventos em ano eleitoral costumeiramente é desvirtuada, passando a ser utilizada com fins eleitoreiros".  E ressaltam que nos casos de verbas federais recebidas do Ministério da Cultura ou do Ministério do Turismo, com destinação específica vinculada à realização de festas ou eventos culturais, não se aplicam às orientações contidas na Recomendação.
O decreto da governadora do Estado, de 11 de abril de 2012, declarou a situação de emergência nos 139 municípios afetados por desastres naturais relacionados com a intensa redução das precipitações hídricas em decorrência da Estiagem, pelo prazo de 90 dias, prorrogável por igual período.

www.gazetadooeste.com.br

sexta-feira, 1 de junho de 2012

JANDUÍS...TERRA DO MEU AMOR...

Mikaelly Alencar:

Sou Janduíense, gosto da minha cidade, pois aqui encontro todo sabor e o ambiente janduíense de ser. Estou feliz e honrada, em poder ser membro desse contexto e participante da construção dessa história, através da música e da cultura.
O valor do povo janduiense, as histórias e lembranças que não têm preço, a alegria de gerar filhos ilustres e representativos faz com que se cante um povo soberano que traz para o Brasil esperança e amor, e traz para nós a importância de ser janduíense.
Então, Janduís é a minha cidade, que jamais poderei esquecer.


Gizely Araújo Jales:

Por que Janduís me faz feliz, aqui amo e sou amada, onde construí meus princípios e valores, cresci e aprendi a viver e conviver em sociedade.
Por que também é uma cidade linda, de pessoas inteligentes e de coração puro.

Carinhosamente, Claudia Felicio Tomé:
 
LAÇOS E ENTRELAÇÕES COM JANDUIS

Amamos uma cidade pelos laços que temos com ela e pelos entrelaços que vão se formando. O meu enlace matrimonial com um janduiense me permitiu gerar um filho de um filho de Janduis. os avós paternos do meu filho também são de Janduis. Essa cidade me deu os meus maiores e melhores amores, além disso me trouxe amigas e amigos valiosas e valiosos que me proporcionam a cada dia conhecer mulheres e homens criativas e criativos, calorosas e calorosos que me dão a honra e o prazer de entrar toda semana nas suas casas, nas suas vidas com uma conversa de mulher. Costumo dizer que o povo de Janduís é tão amante da sua terra que os que nela chegam são contagiados e passam pela experiência do cativamento; assim foi comigo e assim será com muitos. Parabéns Janduís pelas pessoas quem me apresentaste e me apresentas continuamente, pois como diz Saint-Exupéry: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas".


Fonte: Cácio Santos.