quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Janduís pela Wikipédia, a enciclopédia livre.



 

Ficheiro:Igreja Santa Teresinha Janduis.jpg

Janduís é um município do estado brasileiro do Rio Grande do Norte, localizado no Oeste Potiguar mais precisamente na região do Médio Oeste. A cidade desenvolveu-se no território de uma antiga tribo indígena que tem o nome homônimo da cidade. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2008 sua população era estimada em 5.569 habitantes em uma área territorial de 305 km². Distante 286 quilômetros de sua capital, Natal.
Inicialmente habitado pelos índios Janduís, a povoação atual teve início no final do século XIX, com a expansão das fazendas de algodão ao longo da região, com principal destaque ao fundador do município Canuto Gurgel do Amaral. De acordo com o IDEMA, o solo da região é do tipo cambissolo eutrófico. O solo tem aptidão para lavoura, sendo apto para culturas especiais de ciclo longo (algodão arbóreo, feijão, caju e coco). Uma pequena área com aptidão regular para pastagem natural e proteção ambiental.
A cidade possui uma agenda cultural variada, destacando-se os festejos de Santa Teresinha que acontecem durante o final do mês de outubro, a comemoração da semana santa que é considerada uma das maiores do estado, emancipação política, vaquejadas, Movimento Escambo de Teatro Popular, entre outros eventos que atraem turistas de todos os lugares. Graças aos tradicionais grupos de teatro Janduís tornou-se conhecida nacionalmente como "Estrela do Sertão", em homenagem aos grupos de artistas. A cidade é cercada por serras, como a Serra do Pico e Serrote da Nega, que são exploradas turisticamente por jovens e visitantes que costumam acampar no topo das serras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário