terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Papa Bento XVI surpreende o mundo ao anunciar renúncia

O Papa Bento XVI surpreendeu o mundo ao anunciar que deixará a liderança da Igreja Católica no fim do mês, renunciando ao papado. Aos 85 anos, ele alegou falta de forças.
A última renúncia de um papa foi há quase 600 anos. Os enviados especiais ao Vaticano, Marcos Losekann e Sérgio Gilz, mostram os detalhes.
Era aparentemente um encontro normal do papa com os cardeais, no Palácio Apostólico, na sala do consistório. Segundo o relato de um cardeal mexicano, primeiro Bento XVI confirmou e deu a data de três canonizações.
Depois, pegou um papel e leu a carta, em latim, onde anunciava que ia deixar o cargo.
“Queridos irmãos, convoquei vocês para comunicar uma decisão de grande importância para a vida da igreja. Depois de ter repetidamente examinado minha consciência perante Deus, eu cheguei à certeza de que minhas forças, devido à minha idade avançada, não são mais adequadas para o exercício do ministério de Pedro”, afirmou o papa.
O papa disse também que, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças, é necessário o vigor do corpo e do espírito, e que nos últimos meses ele sentiu que suas forças se deterioravam, ao ponto de ter que reconhecer a incapacidade de cumprir o trabalho que lhe foi confiado. Bento XVI falou que, por essa razão, e ciente da gravidade da renúncia, ele deixava o cargo. Disse ainda que a partir do dia 28 de fevereiro, às 20h, pelo horário de Roma, seu lugar estará vago. Um conclave para escolher um novo papa será, então, convocado.
Em seguida, o Papa se levantou, abençoou a todos e deixou a sala. Os cardeais ficaram em silêncio, surpresos com a notícia. Foi o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, que falou para os jornalistas das circunstancias dessa decisão.
Disse que a grande maioria não sabia da decisão do papa e que Bento XVI vai ficar no Castelo Gandolfo, residência de verão, e que depois vai viver em um dos prédios do Vaticano, fora dos aposentos papais. Também continuará a serviço da igreja, com suas preces e reflexões.
O irmão mais velho do papa, Georg Ratzinger, que vive na Alemanha, disse que há alguns meses já sabia da renúncia, e que Bento XVI foi aconselhado pelos médicos a não viajar.
Bento XVI tinha 78 anos, quando foi eleito. Era o papa mais velho dos últimos três séculos. Até agora, não foi divulgado se ele tem alguma doença grave. Tudo o que se sabe é que o papa sofre de reumatismo e artrite, doenças comuns na idade dele, mas que dificultam muito as viagens exigidas pelo cargo.

Fonte:  G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário