sexta-feira, 25 de maio de 2012

BARRAGEM DE SANTA CRUZ, EM APODI, BAIXOU 6 METROS EM 10 MESES

Cezar Alves/Do Alto Oeste

A Barragem de Santa Cruz, que armazena até 600 milhões de metros cúbicos de água, está com pouco mais de 70% de sua capacidade total e armazenamento, tendo baixo 6 metros da lâmina de água. O reservatório fica localizado em Apodi, distante 74 km de Mossoró.

O reservatório, inaugurado há cerca de 10 anos pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, será fonte de captação de água para abastecer as cidades do Alto Oeste, parte da cidade de Mossoró, Felipe Guerra, Governador Dix Sept Rosado e irrigar a Chapada do Apodi.

As cidades do Alto Oeste serão abastecidas pelo Sistema Adutor do Alto Oeste, que a governadora Rosalba Ciarlini assina ordem de serviço para retomada das obras às 15h desta sexta-feira em solenidade agendada para a Câmara Municipal de Pau dos Ferros.

A Barragem de Pau dos Ferros, que tem capacidade para armazenar até 54 milhões de metros cúbicos de água, também será fonte de alimentação de água do Sistema Adutor do Alto Oeste. O sistema se propõe a abastecer 208 mil pessoas de 26 cidades e 64 localidades.

Além de se propor abastecer as cidades do Alto oeste, parte de Mossoró e irrigar a chapada do Apodi, a barragem de Santa Cruz também é responsável pela perenização do rio Apodi/Mossoró, liberado 2 mil litros de água por segundo. A barragem também perde água para evaporação.

No reservatório, além de alguns poucos pescadores da localidade de Melancias, também pode se observar que existe uma pequena produção de tilápia em cativeiro. Segundo informou um morador da comunidade, trata-se de um projeto piloto do Governo Federal.

Informações: Jornal Defato
Fonte: O carinha da net.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário